Rococó: a arte do exagero
Rococó é um movimento artístico nascido no século XVIII, na França, no contexto histórico do Iluminismo - o Século das Luzes.A arte rococó é marcada por linhas sinuosas e temas bucólicos. Assim, a natureza é usada como símbolo de perfeição e beleza. O objetivo é provocar prazer no receptor. Nessa perspectiva, mostra-se uma arte funcional. Já em Portugal, na Alemanha e no Brasil, a temática religiosa, contraditoriamente, é assimilada

A palavra “rococó” vem do francês rocaille, que significa “concha”, um elemento formal muito presente de forma estilizada no estilo, substituiu as cores vivas do barroco por tons pastel, tornando a decoração mais leve e delicada.
A presença de grandes janelas, em ambientes com pé direito alto, permite a entrada de iluminação e traz mais ventilação para os espaços.
O rococó foi o berço da arquitetura forte de muitos detalhes sinuosos, o encanto que se guarda em muitos locais até hoje e se espalha pelos grandes centros urbanos. Na próxima vez em que visitar uma igreja ornamentada ou prédios repletos de detalhe em sua construção - pense cuidadosamente sobre a arte extravagante.