top of page

Arte como terapia

Se você costuma ler livros ou gosta de explorar a vida de artistas, com certeza já se deparou com alguém que, por meio da arte, esquecia de seus problemas e ficava bem novamente. Nós do Arte Pertin D’ocê somos exemplos da eficácia dessa forma de terapia, mas além de nós podemos lembrar da Charlotte Perkins Gilman, que, assim como a sua protagonista de ‘Papel de parede amarelo’ entrou em depressão por causa das exigências e limitações do casamento. Quando Gilman se divorciou e começou a escrever, ela se viu superando a depressão.

Em um livro mais atual, ‘Os cem anos de Lenny e Margot’, a autora Marianne Cronin demonstra o uso da arte como terapia em hospitais, principalmente para pacientes terminais.

E é sobre esse assunto que vamos falar hoje! A arte como terapia ou arteterapia.


O que é a arteterapia?


A arteterapia é o uso das mais diversas práticas artísticas (pintura, desenho, narrativa literária, dança, música, audiovisual, entre outros) para trazer o bem estar às pessoas, promovendo autoconhecimento e tranquilidade.

Essa atividade pode ser realizada tanto de forma individual, como no caso de Gilman, quanto de forma conjunta, como no caso de Lenny e Margot.




Psicologia da arteterapia


A base da arteterapia está nas pesquisas de Carl Gustav Jung. Jung foi um psicanalista suíço


que desenvolveu a psicologia analítica. Para ele, as imagens seriam um reflexo próprio, como um autorretrato da nossa psique, sem disfarces ou véus. A partir disso, essas imagens poderiam ser personificadas em símbolos, os quais representam uma projeção do nosso inconsciente, proporcionando autoconhecimento.


Como eu posso começar a fazer arteterapia


A arteterapia pode ser realizada tanto de uma forma um pouco mais caseira como também pode ser feita em clínicas especializadas.

No primeiro caso, atividades como pintar um livro de desenhos (tanto para adultos quanto para crianças), escrever poemas ou narrativas, desenhar, dançar, fazer colagens, entre outras formas de arte. Uma maneira interessante de incrementar a prática é realizá-la ao ar livre, criando uma maior conexão com a natureza e a ecologia.

Outra forma de realizar a arteterapia seria a partir de clínicas e profissionais da área, os quais estudaram profundamente o tema e conseguem fazer sessões mais direcionadas para as necessidades dos pacientes. É muito fácil encontrar profissionais na área e as sessões podem ser realizadas até de forma remota no caso de pessoas com mais dificuldade com locomoção e/ou tempo. O preço de uma sessão pode variar entre 60 e 80 reais dependendo da sua localidade.


Projetos na área


Diversos projetos na área de arteterapia foram desenvolvidos nos últimos anos para promover o bem estar e desenvolvimento da sociedade. Entre eles encontramos o projeto de clínica de arteterapia na Clínica de Geronto-geriatria da cidade de São Paulo, o qual foi implementado em 2003 e já tem impactado as vidas de diversos idosos que frequentam o local. Além disso, o Instituto Selo Social criou em 2015 um projeto de arteterapia para a AMAS (associação amigos dos autistas de Sorocaba).





Recomendações:


Se você se interessou pelo tema, dê uma olhada nestes links:





Fontes:


22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Pedro Miranda

Apresentação Pedro Miranda Oiii, meu nome é Pedro Miranda e a arte sempre esteve pertin de mim! Meu irmão mais velho, André, sempre gostou de cultura geek e videogames. Então desde pequeno, com 6/7 an

bottom of page