top of page

Arte Iorubá

Atualizado: 19 de nov. de 2021

Arte na Cultura Iorubá e suas influências

Iorubá é o nome dado a uma aldeia com maior predominância na Nigéria. Além de sua cultura e arte serem muito ricas, o povo iorubá teve grande influência na cultura brasileira, pois muitos foram trazidos para o Brasil durante o período colonial com o regime escravocrata.

Quem são os Iorubás?

Os Iorubás são originários do vale do alto do Nilo, viajando para o ocidente, alcançando países como o Sudão, Nigéria e Benin.

A religião seguida pelos Iorubás cultua os Orixás, seres divinos (representados pelas forças da natureza) com capacidade de mudar os rumos da natureza. Segundo a mitologia desse povo, houve uma disputa entre os Orixás Obatalá e Odudua durante a criação do mundo, essa questão revelaria conflitos políticos entre os Iorubás e os Igbos (outro povo de origem Africana), nos quais os Iorubás venceriam. Essa disputa entre Iorubás e Igbos está presente até os dias atuais.

As cidades iorubás eram predominantemente urbanas. Apesar da região florestal, esse povo admirava muito esse tipo de organização. As principais cidades dos Iorubás são Ilê e Ifé, sendo consideradas as capitais espirituais dos Iorubás. No âmbito econômico, a principal atividade do povo era o comércio de especiarias, couro, madeira e metal.


Arte Iorubá

Agora que sabemos um pouco mais sobre quem são os Iorubás podemos entender um pouco melhor sobre a arte desse povo. Suas obras são conhecidas principalmente por esculturas de argila e cerâmica muito voltadas ao culto religioso dos Orixás. Alguns exemplos são as máscaras de Gueledé e de Egungun, a primeira é tradicionalmente usada para apreciar a lá Niá, considerada a Mãe da Natureza. A segunda representa a crença iorubá na vida após a morte, fazendo assim, com que os mascarados performem os espíritos de seus ancestrais mortos que retornam para visitar seus descendentes que ainda estão vivos, o que faria uma purificação do local e ajudaria os enfermos e os líderes políticos.





Influências da arte Iorubá no Brasil

Na música popular brasileira, um elemento marcante da cultura Iorubá é a presença de tambores e instrumentos percussivos, como os atabaques. Além disso, o ‘Axé’ e o 'Olodum’ são tipos de músicas brasileiras com nomes de origem iorubá.

O Candomblé é uma religião criada a partir do sincretismo entre o catolicismo e a religião Iorubá que cultua os orixás. Com essa influência, a forma de artes por esculturas para cultos é muito comum aqui no Brasil. Também, muitos quadros foram pintados representando cultos da religião, tanto de forma eurocêntrica quanto de uma forma mais realista, demonstrando diversas perspectivas das influências das culturas dos povos vindos da África.

Você pode conhecer mais sobre esse povo e sua cultura muito rica no Museu Afro Brasil e em seu acervo digital: http://www.museuafrobrasil.org.br/acervo-digital.


Fontes:

Figura 2:


3.465 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Mariana

bottom of page